dicas
- Uma descamação como se fosse "troca de pele" pode acontecer espontaneamente após a primeira semana de vida. Ocorre nas mãos, pés, pernas e até no tronco, não exigindo qualquer tratamento especial. Isto ocorre por causa do ressecamento da pele do bebê, devido ao contato com a atmosfera. Se quiser, passe um óleo vegetal infantil sem cheiro ou perfume, o que ajuda no desaparecimento desta descamação. Por exemplo, óleo de amêndoas doces, após o banho, é excelente. Lembre-se: muitos banhos ressecam a pele mais ainda! Dê no máximo um banho só por dia. Use sempre um sabonete neutro, de teor mais gorduroso.
- Muitas mães ficam preocupadas com a demora de mais de uma semana para o coto umbilical se destacar e cair. Isso ocorre quando a região do umbigo fica mais coberta pela fralda. Então a recomendação é que se deixe o coto mais exposto e mais seco (embora se possa banhar, com água e sabonete neutro, pelo menos uma vez ao dia). Sempre passar o álcool 70%, após o banho. Já vi casos em que o coto demorou até um mes para cair.
- Para mãe em dúvida: aquele sorrizinho que o bebê esboça logo nos primeiros dias não é "reflexo", não. É uma manifestação de prazer, contentamento, muito conforto, e provavelmente ´porque a barriguinha está cheia: é a satisfação que o bebê expressa após mamar o leite materno!
- Para pai de primeira viagem: se assistir ao nascimento do seu filho na sala de parto, prepare-se com antecedência: há toda uma liturgia para entrar em um Centro Obstétrico, mas é claro que você será orientado; permaneça sentado num banquinho, junto à futura mamãe, na cabeceira da mesa de parto. Isso ajuda a acalmar a parturiente, se ela estiver muito agitada. Só fique de pé se você tiver certeza que não tenha se impressionado demais com os aspectos mais cruentos do parto, seja natural ou cirúrgico. Filmadora e câmera fotográfica são benvindas!